sábado, 19 de maio de 2012

VÍDEO: Cuidados com o livro.


Alguém me ensinou: é importante cuidar bem do livro.

Um dia recebi o livro de um amigo emprestado. Era um clássico da literatura brasileira que eu nunca havia lido. Apesar de ser bem antigo se encontrava em ótimo estado. Parecia até novo, mas já pertencia a essa pessoa há anos.  Curiosa, perguntei ao meu amigo como havia conservado tão bem aquele livro, pois até com uma leitura, questionei, pode desgastar. Ele riu. Em seguida me disse que os cuidados que o ajudavam a manter todos os seus livros com boa aparência eram bem simples e seriam os mesmos cuidados que ele iria repassar para mim para que eu pudesse ler o seu livro. Pediu que eu abrisse na primeira página. Lá se encontrava um papelzinho solto, uma espécie de minicartilha com todas as orientações para os que fossem ler aquela literatura. Achei muito engraçado. Pensei que ele estivesse brincando. Então, olhando para mim, disse: “Compre um livro hoje e adote esses cuidados. Você, um dia, poderá oferecê-lo ao filho que terá. O livro que está em suas mãos, por exemplo, foi de meu pai. Ele ganhou na época em que fazia faculdade. Hoje sou eu, seu filho, que estou na universidade. Essa lição passo agora para você, minha amiga.”.
Naquele dia, achei a atitude muito estranha. Considerei um cuidado exagerado. Imaginem! Quem iria, realmente, seguir as regras? Para vocês terem uma ideia, na cartilha pedia para que, durante a leitura, o livro tivesse uma abertura de no máximo 900, dizia também que as folhas não deveriam ser dobradas para que não ficassem as marcas das dobras, não devia ficar exposto ao sol, nem mesmo a um local muito úmido, não comer com o livro na mesa para não sujar. É claro que eu não iria sujar. E ainda, ao lado dessa dica, dizia que acidentes acontecem, mas podem ser evitados.
Tempos depois, em casa, arrumando umas coisas, lembrei-me do episódio. Decidi verificar como estavam os meus livros. Fiquei horrorizada. Algumas literaturas que havia comprado há mais ou menos um ano já estavam com o aspecto de velhas. Apresentavam orelhas, folhas amareladas e até rosadas, páginas soltas e se soltando. E os livros mais antigos, então, sem comentários. A conservação deles, simplesmente, não existia.  Vieram na memória as palavras do meu amigo, dos seus livros, da sua minicartilha e da lição de seu pai. Percebi a importância de tudo o que ele me disse naquele momento.
Hoje, através dessas linhas, compartilho com vocês uma lição que considero muito importante. Talvez pareça um absurdo, mas um livro é um amigo e precisa ser bem cuidado. Através de suas histórias viajamos o mundo, aprendemos coisas novas, conhecemos personagens que atravessam décadas. Uma boa leitura sempre nos convida a uma viagem, e nós, como bons leitores, também temos de fazer um convite aos livros: serem, visivelmente, novos por mais tempo.
Eu acho que aprendi a lição. Agora é a sua vez. E para ajudá-lo pensei no vídeo abaixo, pois dá dicas simples e interessantes de como manter seu livro bem conservado. São as mesmas dicas que um dia recebi e aqui relatei para vocês. Aproveitem.



Postado por Uiara Aimê

Meditar é algo que revigora as nossas esperanças e nos faz pensar sobre algumas de nossas atitudes. Começar o dia, lendo pequenos textos é uma boa maneira de iniciar nossas atividades. 
Nesta semana vamos começar o dia deixando mensagens de grandes personagens da nossa história.

Natália Farias


RECIFE RECEBE A 1ª REUNIÃO DE BLOGS LITERÁRIOS DO NORDESTE




                                               

 Por: Tyronilson Vasconcelos


Poetas, cronistas e escritores nordestinos que publicam suas idéias em blogs literários se encontrarão na cidade do Recife nos dias 22 e 23 de maio.

A "1ª Reunião de Blogs Literários do Nordeste" acontecerá no Teatro Arraial,  na Rua da Aurora, na Boa Vista e já tem a presença confirmada de 17 bloqueiros literários. Participarão  16 blogs pernambucanos e 1 blog alagoano.

Serão realizadas apresentações multimídias dos blogs participantes, debates e ao final do evento será lançada a "Carta do Recife", contendo um manifesto dos Blogueiros Literários do Nordeste.

 A reunião   está sendo promovida pela Panamerica Nordestal Editora, com o o apoio do Espaço Pasárgada - Casa Manuel Bandeira e FUNDARPE.

O Coordenador do evento e Diretor Editorial da Panamerica Nordestal EditoraJuareiz Correya já comemora o sucesso deste primeiro encontro em Recife.

 -  Posso considerar que a 1ª Reunião de Blogs Literários do Nordeste cumpriu o seu objetivo, pois na sua primeira edição já reuniu 17 blogueiros - disse.

Correya adianta que  a segunda reunião dos Blogueiros Literários do Nordeste deverá acontecer em Maceió, Alagoas em 2013 e que espera reunir um número ainda  maior de blogueiros.

- Por conta da dificuldades de mobilidade, várias estados do nordeste ainda  não estão representados nesta primeira reunião, mas a expectativa  é que no segundo evento que deverá acontecer em Maceió no ano que vem, possamos reunir blogueiros literários de todo os estados do Nordeste - revelou.

 O evento  terá início às 18:00 horas do dia 22 de maio e prosseguirá na manhã do dia 23.

Veja aqui a programação completa da "1ª Reunião de Blogs Literários do Nordeste".

Serviço:

"1ª Reunião de Blogs Literários do Nordeste"

Data:
Dias 22 ( noite) e 23 ( manhã).

Local:
Teatro Arraial, Rua da Aurora, 157, Boa Vista Recife


Promoção:  Panamerica Nordestal Editora.
Apoio: Espaço Pasárgada - Casa Manuel Bandeira e FUNDARPE.




                                                                                          


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Velho Chico em foco: Exposição mostra os encantos do rio


A livraria Cultura está realizando, desde 8 de Maio a exposição "Velho Chico, o rio" que mostra o trabalho do fotógrafo da National Geograpich, Adriano Gambarini, que é fascinado pelo rio desde sua juventude quando se aventurava como Mochileiro na década de 80.

Todo esse fascinio pelo Rio São Francisco, suas andanças e as histórias que ouviu dos que vivem nas margens dele renderam ao fotógrafo a publicação de um livro com o mesmo nome da exposição que foi editado pela Cultura e patrocinado pela Chesf.

Gambarini também já publicou outros 10 livros de Arte, colabora com diversas revistas nacionais e administra e licencia um banco de imagens pessoal com mais de 100 mil fotografias do Brasil, da Antártida e outros 18 países.

Então vale a pena dar uma passada pela Livraria Cultura e conferir esse trabalho.

Serviço:

Data e Hora: De 8 de maio a 5 de junho de 2012 10:00 - 22:00
Loja: Paço Alfândega - R. Madre de Deus, s/n - Recife
Local: Livraria Cultura Recife
Exposição: Velho Chico, o rio





Postado por: Danilo Marques

quarta-feira, 16 de maio de 2012


Floresça onde está plantado!
Dr. Robert Schuller

Mas como assim florescer onde estou plantado? E se estiver no deserto ou em meio a pedras? Como semear e frutificar? Intrigante não? Neste livro voce irá compreender que não é o lugar que faz a pessoa; é a pessoa que faz o lugar.
                 
 "Aprenda a viver contente em toda e qualquer situação" 

Pois é num tudo é flores. Nem tudo é do jeito que queremos, as vezes o ambiente profissional não coopera e muitas vezes cremos que ficaremos sufocados se continuarmos no espaço.


Através das páginas deste livro, iremos perceber que podemos fazer com que nosso ambiente se torne um oásis, e que basta apenas esforços para torna-lo a melhor terra para ser irrigada.

Baseado no verso bíblico de que há um propósito para cada lugar e cada pessoa debaixo do sol. O autor conta um história que há um propósito para cada pessoa em cada lugar, ou seja você não está no lugar onde estar insignificativamente. O propósito deste livro é que você possa viver alegre e em paz onde você estiver e sobre tudo florescer onde estiver plantado.

Postado Por Weriston Rodrigues

terça-feira, 15 de maio de 2012


Qual é a tua obra?
  
Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética

Ser reconhecido? Querer sempre aprender? Saber o que não sabe? Empreender? 
Ensinar...?

Devido a vários questionamentos sobre gestão, liderança e ética, o autor deste livro enchergou um significado maior no mundo do trabalho e explica vários termos do mundo corporativo e desafia o ser humano em relação ao seu comportamento.

Após o sucesso de "Não Nascemos Prontos" e "Não espere pelo epitáfio" o ilustre Mário Sergio Cortella publica, também pela Editora Vozes, um texto envolvente sobre as inquietações do mundo corporativo Neste livro o autor desmistifica conceitos e pré-conceitos, e define o líder espiritualizado, como aquele que reconhece a própria obra e é capaz de edificá-la, buscando incessantemente o significado das coisas.

O livro aborda liderança, e aponta as ferramentas que todo profissional deve ter obter exito na gestão, motivar e ter sucesso no que faz. O escritor direciona com competência o trajeto que os líderes devem seguir, para que a socioedade reencontre uma trajetória humanista para a gestão das organizações.

E ai, qual a tua obra?  Aprenda a responder a esta pergunta lendo este livro.

Postado Por Weriston Rodrigues