sábado, 12 de maio de 2012

Lançamento / Recife: Sexo@Cidade. O livro que eu gostaria de ter escrito


Lançamento / Recife: Sexo@Cidade. O livro que eu gostaria de ter escrito

                                                      Autora: Flávia de Gusmão (escritora e jornalista) 








Lançamento dia 16 de maio de 2012, Quarta-feira, das 19h às 21h30

Local: Santander Cultural
End.: Av. Rio Branco, 23 - Bairro do Recife. Recife | PE

Obs.: O livro custará R$ 40,00 no lançamento. Nas livrarias, após o lançamento: R$ 50,00.


ENTRADA GRATUITA


Confira a matéria da divulgação do evento e outras informações no site a seguir:  http://www.batidasalvetodos.com.br/

 

Postado por Uiara Aimê

Clisertão: Congresso Internacional de Petrolina


Petrolina: Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão

 

O Clisertão, Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão é um evento que está na primeira edição e vai homenagear o centenário de nascimento de Cancão – poeta popular da região do Pajeú. Apresenta como convidados - escritores e pesquisadores, como Luís Serguilha (Portugal) e os professores José Luiz Fiorin e Rei Berroa (República Dominicana) para discutir o livro, a leitura e a literatura. E para compor as duas mesas de debates que irão desmistificar a imagem que se construiu do Sertão na literatura, o evento conta também com a participação de Raimundo Carrero, Antônio Torres, Ronaldo Correia de Brito e a jornalista do JC Fabiana Moraes. Abaixo os destaques da programação do evento:

Segunda-feira – 14/5
19h - Abertura oficial
20h30 – Aula espetáculo Cultura popular brasileira, com Ariano Suassuna

Terça-feira – 15/5
16h30 – Mesa Sertão: espelho, miragens – O Nordeste mítico e o Nordeste contemporâneo na literatura, com Raimundo Carrero e Antônio Torres (BA)
19h – Conferência Poéticas e línguas de fronteira: des-territorialização, multiplicidade, des-enraizamento, hibridizações e nomadismo, com Luís Serguilha (Portugal)
20h30 – Recital poético com Chico Pedrosa, Luna Vitrolira, Susana Moraes e Felipe Júnior

Quarta-feira – 16/5
20h30 – Aula espetáculo Serra do Teixeira e o nascimento do pássaro poeta– celebração do centenário do poeta Cancão, com Edison Roberto, Marcos Passos, Ésio Rafael e Eduardo Abranttes.

Quinta-feira – 17/5
19h – Conferência Literatura latino-americana, com Rei Berroa (República Dominicana) e Juan Pablo Martín (Espanha)
20h30 – Show de Jessier Quirino

Sexta-feira - 18/5
15h15h – Conferência Linguagem, discurso e poder, com José Luiz Fiorin (USP)
16h30 – Mesa Sertões estrangeiros, com Ronaldo Correia de Brito e Fabiana Moraes
18h15 – Mesa de Glosas com poetas do Pajeú
19h30 – Peça Roliúde, com João Ricardo (RJ), com conversa com Homero Fonseca

Sábado – 19/5
9h – Encontro de escritores do Vale do São Francisco


               Confira a matéria da divulgação do evento e outras informações no site a seguir: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/literatura/noticia/2012/05/12/petrolina-recebe-evento-literario-internacional-41841.php


Bom evento!!

 Postado por Uiara Aimê

 

VÍDEO: De onde vem e como são feitos os livros?



Alguém já se perguntou a origem dos livros? Normalmente, as crianças costumam fazer essas perguntas.  Kika, personagem do programa TV Escola – Canal da Educação fez essa pergunta e com uma ajuda bem especial do escritor Flávio de Souza, esclareceu sua curiosidade. Agora vamos compartilhar o que a personagem aprendeu, pois além de descobrir a origem dos livros, ela também ficou conhecendo todo o processo de produção, desde a diagramação até a impressão.  
          
          Vamos conferir...





Postado por Uiara Aimê

Dicas de leitura com clássicos em formato de quadrinhos


Uma diferente experiência de leitura

Visando uma melhora e dinamização no processo de ensino e aprendizagem, novas didáticas estão sendo incorporadas nas metodologias pedagógicas.  As Diretrizes Curriculares abriram as portas para a utilização de outras mídias no processo de ensino, como filmes e quadrinhos.

Em 2006, o Programa Nacional Biblioteca da Escola, do governo federal, começou também a distribuir histórias em quadrinhos. Isso veio contribuir bastante com o aproveitamento de crianças e adolescentes na prática de leitura.

Atualmente temos vários autores com obras da literatura universal e clássica, já adaptadas para quadrinhos. Essas ilustrações começaram a ganhar forma em 1940 com a Editora Brasil e agora se tornaram uma forte e reconhecida ferramenta para a educação.

Essas versões ilustradas é uma forma de apresentar  diferentes experiências de leitura, ou seja, são pontes para levar o futuro leitor a conhecer a obra completa mais tarde. Abaixo segue alguns dos clássicos já ilustrados:

Roteirizada e desenhada pelos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, O Alienista conta a história de Simão Bacamarte e suas experiências científicas em Itaguaí, criações de Machado de Assis.
 Os trechos mais importantes do clássico Dom Quixote, de Cervantes, estão adaptados nesta obra pelos traços bem-humorados de Caco Galhardo.
 Nos quadrinhos de Dom Quixote, o leitor pode conferir as reflexões que deram início à transformação do pacato fidalgo no visionário cavaleiro andante até as grandes batalhas das quais participou.
 A Metamorfose, de Franz Kafka, foi transformada em quadrinhos com a arte de Peter Kuper.
 Os quadrinhos dão vida à obra de Kafka, que toca em temas como família e alienação, por meio da história do inseto gigante em que o protagonista se transforma já no início da história.

O Pagador de Promessas, peça de teatro que tornou famoso Dias Gomes, já havia sido adaptada para o cinema e chegou aos quadrinhos pelas mãos de Eloar Guazzelli.
 
 
 
Postado por Uiara Aimê