quinta-feira, 5 de abril de 2012

O fantástico universo da leitura




A leitura é essencial para a aprendizagem do homem.  Através dela é possível conhecer o passado e descobrir um vasto universo de informações.  Pode-se enriquecer o vocabulário, dinamizar o raciocínio e a interpretação. É uma excelente maneira de adquirir cultura sem sair da poltrona.
Um bom livro proporciona ao leitor uma inesgotável fonte de imaginação. É possível criar, idealizar, viajar... Não importa a idade de quem lê. Se estiver aberto ao novo, irá desfrutar de saborosos momentos literários. Seja com histórias infantis, com contos, com poesias, com romances, com suspenses, enfim, não importa o gênero, se desejar, a viagem está garantida.
Para melhor ilustrar a importância da leitura e a ideia de viagem que se faz nas páginas de uma obra, temos a descrição detalhada no poema - LIVRO: a troca, de Lygia Bojunga Nunes, uma renomada autora da literatura brasileira, que teremos o prazer de conhecer mais a frente: “Desde que eu era muito pequena, os livros me deram casa e comida. Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé, fazia parede; deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava um no outro e fazia telhado. E quando a casinha ficava pronta, eu me espremia lá dentro pra brincar de morar em livro. De casa em casa, fui descobrindo o mundo (de tanto olhar para as paredes). Primeiro, olhando desenhos; depois, decifrando palavras. (...) Foi assim que, devagarinho, me habituei com essa troca tão gostosa que – no meu jeito de ver as coisas – é a troca da própria vida; quanto mais eu buscava no livro, mais ele me dava (...)”.
No Brasil temos uma variedade de excelentes autores e obras literárias, que aos poucos, serão apresentados aos leitores e visitantes desse espaço. Fique de olho!





Postado por Uiara Aimê