sábado, 12 de maio de 2012

Dicas de leitura com clássicos em formato de quadrinhos


Uma diferente experiência de leitura

Visando uma melhora e dinamização no processo de ensino e aprendizagem, novas didáticas estão sendo incorporadas nas metodologias pedagógicas.  As Diretrizes Curriculares abriram as portas para a utilização de outras mídias no processo de ensino, como filmes e quadrinhos.

Em 2006, o Programa Nacional Biblioteca da Escola, do governo federal, começou também a distribuir histórias em quadrinhos. Isso veio contribuir bastante com o aproveitamento de crianças e adolescentes na prática de leitura.

Atualmente temos vários autores com obras da literatura universal e clássica, já adaptadas para quadrinhos. Essas ilustrações começaram a ganhar forma em 1940 com a Editora Brasil e agora se tornaram uma forte e reconhecida ferramenta para a educação.

Essas versões ilustradas é uma forma de apresentar  diferentes experiências de leitura, ou seja, são pontes para levar o futuro leitor a conhecer a obra completa mais tarde. Abaixo segue alguns dos clássicos já ilustrados:

Roteirizada e desenhada pelos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, O Alienista conta a história de Simão Bacamarte e suas experiências científicas em Itaguaí, criações de Machado de Assis.
 Os trechos mais importantes do clássico Dom Quixote, de Cervantes, estão adaptados nesta obra pelos traços bem-humorados de Caco Galhardo.
 Nos quadrinhos de Dom Quixote, o leitor pode conferir as reflexões que deram início à transformação do pacato fidalgo no visionário cavaleiro andante até as grandes batalhas das quais participou.
 A Metamorfose, de Franz Kafka, foi transformada em quadrinhos com a arte de Peter Kuper.
 Os quadrinhos dão vida à obra de Kafka, que toca em temas como família e alienação, por meio da história do inseto gigante em que o protagonista se transforma já no início da história.

O Pagador de Promessas, peça de teatro que tornou famoso Dias Gomes, já havia sido adaptada para o cinema e chegou aos quadrinhos pelas mãos de Eloar Guazzelli.
 
 
 
Postado por Uiara Aimê
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário