sábado, 28 de abril de 2012

A História do Brasil... Em quadrinhos


D. João Carioca: a corte portuguesa chega ao Brasil (1808-1821)

De Lilia Moritz Schwarcz e Spacca


Aprender História é sempre um prazer para amantes de uma boa leitura. E para uma criança, não pode ser diferente. Pensando nisso, foi que a historiadora Lilia Scharcz realizou uma pesquisa e com o apoio e talento do desenhista Spacca, resolveu trabalhar um importantíssimo fato histórico de forma lúdica. Através de quadrinhos recontam a chegada da coroa portuguesa às terras brasileiras. Podemos ver os personagens em ação e até o que pensam e dizem. É como se o leitor fosse testemunha do passado. As paisagens exuberantes do Brasil, o colorido... Tudo é mostrado como se saísse diretamente das páginas, envolvendo o leitor nesta viagem aos tempos do Império. Uma forma divertida de aprender História.
A aventura começa em 1807, quando o imperador francês Napoleão, ameaça invadir Portugal. Temendo perder o seu reinado, D. João é aconselhado a partir, com toda a família real e todo seu governo para o Brasil, na época uma colônia americana de Portugal.
D. João VI aparece nos desenhos sempre com uma expressão de boa-praça, o que nos faz sentir uma grande vontade de conhecê-lo cada vez mais. Vossa Alteza Real se adaptou tanto ao nosso clima, à comida e ao nosso povo, se transformou em um típico brasileiro, um “João Carioca”. A importância de D. João em nosso País vai bem além da fama de boa vida e bonachão. Pois ele também fundou jornais e criou instituições como o Banco do Brasil e o Jardim Botânico. Estimulou as artes e trouxe vários artistas europeus, que fundaram a primeira escola de belas-artes do país. Na prática, sob seu governo, o Brasil deixou de ser colônia e se tornou Reino de Portugal.
Nas páginas finais do livro, Spacca mostra como foi o processo de transformação dos personagens históricos para a HQ. Você vai se surpreender quando descobrir em quem ele se inspirou para desenhar a Carlota Joaquina, por exemplo.
O livro, na realidade, não apenas despertará o interesse de um público infantil, mas também adulto. Apresenta uma linguagem simples e muito criativa. Os desenhos leva o leitor a mergulhar em um universo de descobertas. E atenção para a dica: após a leitura, dê uma segunda olhada em sua capa e tente descobrir que é quem no desenho.

 


Postado por Uiara Aimê         

Nenhum comentário:

Postar um comentário